quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bacalhau à Gomes de Sá



Ingredientes:
bacalhau demolhado 800g
batatas grandes 1kg
cebolas 3 uni.
ovos cozidos 3 uni.
alho 3 dentes
azeite 2 dl
salsa 1 ramo
sal q.b.
pimenta q.b.
azeitonas pretas n. d
.




  1. Com antecedência escalde as postas de bacalhau durante 3 minutos, limpe-as de peles e espinhas e separe em lascas. Coloque-as num recipiente, cubra com leite quente e deixe repousar cerca de 1 hora


  2. Ao mesmo tempo coza as batatas inteiras e com pele em água temperada com sal grosso, mais ou menos 35 minutos conforme o tamanho. Não deixe cozer de mais. Deixe arrefecer um pouco, descasque-as e corte-as em pedaços pequenos


  3. Descasque corte as cebolas em meias-luas e coloque-as num tacho largo e refogue-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas. Ligue o forno a 200ºC.


  4. Junte as batatas e o bacalhau misturando o conjunto levemente para não desmanchar muito, mas ficar incorporado na cebolada sem refogar (por isso o tacho largo). Retifique o sal e tempere com pimenta. Coloque num tabuleiro e leve ao forno, a alourar.


  5. Retire do forno e decore com ovos cozidos às rodelas ou picados, salsa picada e azeitonas pretas. Sirva quente.

Nota: Não pus azeitonas pretas porque não tinha.


Bom apetite!

2 comentários:

  1. Uma receita tradicional portuguesa. Mais uma das 1000 maneiras de preparar o fiel amigo. Mas ainda continua a ser aquela clássica receita que se come sempre com imenso agrado.Posso dizer que uma vez,na Tunísia, um Tunisino numa loja quando lhe disse de onde vinha, com um grande sorriso disse ter um vizinho que era muito amigo, que era português e que ía lá a casa muita vez comer bacalhau. Que já o tinha feito lá em casa mas que não tinha sa+ido bem .Quando lhe perguntei como era, ela descreveu-me o bacalhau á Gomes Sá. Decididamente ele estava rendido a este fabuloso prato da nossa gastronomia.
    POr mim adoro! Come-se sempre com muito agrado.
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Uma receita tradicional portuguesa. Mais uma das 1000 maneiras de preparar o fiel amigo. Mas ainda continua a ser aquela clássica receita que se come sempre com imenso agrado.Posso dizer que uma vez,na Tunísia, um Tunisino numa loja quando lhe disse de onde vinha, com um grande sorriso disse ter um vizinho que era muito amigo, que era português e que ía lá a casa muita vez comer bacalhau. Que já o tinha feito lá em casa mas que não tinha sa+ido bem .Quando lhe perguntei como era, ela descreveu-me o bacalhau á Gomes Sá. Decididamente ele estava rendido a este fabuloso prato da nossa gastronomia.
    POr mim adoro! Come-se sempre com muito agrado.
    beijos

    ResponderEliminar

Olá a todos!!!!
Partilho convosco este cantinho com muito gosto!
Espero que gostem!
Deixem os vossos comentários, críticas ou sugestões responderei o mais breve possível!
Bjs!