terça-feira, 28 de outubro de 2008

Rissóis de atum

Massa:
Farinha, 220g
Água, 1/2 l
Banha, 1 c. de chá
Casca fina de limão, 1 pedacinho
Sal, ovo, pão ralado e óleo q.b.
Confecção:
Põe-se ao lume um tacho com a água temperada com sal, a banha e a casquinha de limão. Qundo ferve, tira-se a casca e deita-se a farinha de uma só vez, mexendo imediatamente com colher de pau para ligar. Vai-se mexendo constantemente até fazer uma bola dura, que se deixa cozer muito bem, ficando no fundo do tacho uma côdea de massa seca.Deita-se em cima da pedra enfarinhada e trabalha-se, amassando-a e batendo-a até ficar fofa e bem ligada. Depois de descansar uma hora, estende-se com o rolo, deixando-a bastante fina, corta-se em rodelas com 8 cm de diâmetro, sobre as quais se põe uma colher de recheio. Dobram-se ao meio, carrega-se em volta com a ponta do cabo da recortilha, passam-se por ovo batido e pão ralado e fregem-se num tacho fundo, cheio de óleo, e em lume moderado, para ficarem dourados. Empregando nos recheios farinha maisena em lugar de farinha de trigo, os rissóis ficam com uma categoria à parte!

Recheio:
Atum, 120g
Margarina, 1 1/2 c. de sopa
Cebola pequenina picada, 1
Maisena, 1 c. de sopa
Leite, 2 1/2 dl
Salsa picada, pimenta, noz-moscada e limão
Preparação:
Derrete-se num tacho uma colher de sopa de margarina, junta-se a cebola, tapa-se e deixa-se cozer em lume brando sem deixar fritar. Adiciona-se o atum e o azeite da lata, mexe-se, dando voltas para o atum se desmanchar e tomar gosto. À parte, desfaz-se a maisena no leite e leva-se ao lume com o resto da margarina, até a maisena cozer e o creme engrossar. Mistura-se com o atum, tempera-se com sal, pimenta, noz-moscada, sumo de limão e a salsa picadinha.
Bom apetite!!!!
Nota: Depois ponho a receita do arroz que também é uma delícia!!!

8 comentários:

  1. loucura boa ........ENORME KIKAS

    ResponderEliminar
  2. Estes pasteizinhos fazem a minha alegriana hora do lanche. Salgadinhos, tortas salgadas, sanduíches, biscoitinhos...realmente é o que eu gosto de verdade.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  3. Rissóis de atum?? Pois não conhecia! Deve ficar muito bom!

    ResponderEliminar
  4. Uma maravilha estes rissóis
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. é pra já, adorei a receitinha!!

    bjão

    ResponderEliminar
  6. Esse rissóis seriam risólis??? Que delícia. Grande beijo!!

    ResponderEliminar
  7. QUE DELICIAAAAAAAAAAAA TITA

    ResponderEliminar
  8. Tenho ouvido falar nestes rissois mas ainda não me deu para os fazer, parece-me uma boa alternativa aos de carne, peixe e camarão. Bom fim de semana! :)

    ResponderEliminar

Olá a todos!!!!
Partilho convosco este cantinho com muito gosto!
Espero que gostem!
Deixem os vossos comentários, críticas ou sugestões responderei o mais breve possível!
Bjs!