sábado, 4 de agosto de 2012

Risotto de polvo

Olá a todos/as!!!
Faz pouco tempo que comecei a fazer risotto pois, achava que não era capaz. Mas como tudo tem uma primeira vez... Lá me aventurei e até saiu bem. A partir daí sempre que me apetece risotto tento sempre variar. E, desta vez é de polvo.
Espero que gostem!!!

Ingredientes:
150 gramas de arroz arbório
½ quilo de polvo
1 chávena de salsa picada e 1 ramo inteiro
100 gramas de manteiga sem sal(usei normal)

50 ml de vinho branco seco
1 litro de caldo de polvo
2 cebolas grandes
1 tomate maduro(usei polpa tomate)

100 ml de azeite
sal de camarão(não usei)

pimenta-do-reino(pus pimenta preta)
sal

Preparação:

Cozinhar o polvo limpo e picado com uma cebola grande sem casca e inteira na panela de pressão por 15 minutos. Coar o polvo, reservar, e reservar o caldo na panela de pressão, com mais 1 litro de água, que será o caldo de polvo usado no preparo do risoto. Em uma panela de fundo grosso, colocar no fogo com o azeite, a cebola e refogar por 5 minutos, acrescentar o arroz, mexer 5 minutos, e acrescentar o vinho, mexendo até evaporar. Aos poucos, acrescentar concha por concha de caldo quente e vá mexendo por 5 minutos. Colocar o polvo, e mais caldo e continuar mexendo mais 5 minutos, adicionar o tomate sem pele e sem semente cortado em cubos pequenos. O arroz deverá ficar bastante úmido e al dente. Após mais 5 minutos, se o arroz estiver no ponto, adicionar o sal de camarão e a pimenta e conferir o tempero. Se necessário acrescentar sal. Desligar o fogo, com o arroz bem úmido, acrescentar a manteiga e mexer vigorosamente. Colocar em pratos individuais aquecidos, decorar com salsa picada e inteira, e servir imediatamente.

Notas: Além do polvo juntei miolo de camarão e delícias do mar em forma de lagosta. No fim, polvilhei com um pouco de queijo ralado.

4 comentários:

  1. Olá

    É tão bom risoto eu adoro , ainda não fiz de polvo , mas o teu ficou lindo deve ser delicioso :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. DEve ser uma maravilha! A minha filha é que faz risotto muito bem (eu nem por isso). Mas de polvo nunca fez e acho mesmo que gostaríamos pois apreciamos bastante o polvo.
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro , ainda não fiz .... mas ja comi varias vezes lol nunca feito em casa , nem de polvo =) Ja me babo lol Kisss

    ResponderEliminar

Olá a todos!!!!
Partilho convosco este cantinho com muito gosto!
Espero que gostem!
Deixem os vossos comentários, críticas ou sugestões responderei o mais breve possível!
Bjs!