sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

" Bolo - Rainha "


  • Massa-base (bolo rei)
Coloque numa taça 200 g de fruta cristalizada e regue-a com 50 ml de brande. Deixe-a macerar, enquanto prepara a massa. Misture 30 g de fermento de padeiro com 100 g de farinha e adicione 50 ml de leite morno, até obter uma bola de massa. Adicione 150 g de açúcar, mais 600 g de farinha, 4 ovos e ainda 50 ml de leite, amassando até obter uma bola de massa homogénea. Adicione fruta cristalizda macerada e misture bem. Deixe levedar 40 minutos.
Passado o tempo de levedação dar a forma pretendida e decorar a gosto. Coze em forno médio (200º C) durante 20 a 30 minutos. Polvilhar com açúcar em pó e está pronto a servir!!!!
Nota: Já fiz esta receita à mão e também na máquina de fazer pão( na mfp é necessário ajustar os líquidos). Para o bolo da foto só pus 50 g fruta cristalizada e pus frutos secos (amêndoa, noz e pinhão) " a olho".Em vez de brande, usei porto branco e tinto.
A decoração também foi com frutos secos por isso se chama "bolo-rainha".
Bom apetite!!!!

12 comentários:

  1. lindo.......hummmmmmmmmmmm.......antonio

    ResponderEliminar
  2. mais uma receitinha deliciosa para o natal....

    ResponderEliminar
  3. Olá acabei de conhecer este cantinho e já estou fã,parabéns!
    vou copiar esta receita para mais tarde fazê-la,
    Bjs grandes e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. EU ADORO BOLO RAINHA!
    Mas engraçado aqui na minha zona o bolo rainha não leva frutas cristalizadas.Ficou lindo parabéns!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. É uma excelente alternativa ao bolo rei, pois há sempre quem não goste de frutas cristalizadas. Nós por cá, chamamos-lhe bolo rei de frutos secos. Bjs

    ResponderEliminar
  6. So coisinhas deliciosas que saem das tuas mãos jinhos Isistina

    ResponderEliminar
  7. È um verdadeiro bolo rainha, adoro bolos com frutos secos, boa semana, bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Kikas
    que maravilha!!! :))
    Este também vou ter que experimentar
    Bjinhos
    sofia

    ResponderEliminar
  9. Já começou a saga das óptimas receitas de Natal.
    Ai o que eu adoro: tanto faz bolo rei, como bolo rainha. Não sou muito esquisita com qualquer deles. O pior é depois....a balança refila comigo...
    O seu bolo rainha está uma maravilha,
    boa semana

    ResponderEliminar
  10. Bolo raínha eu gosto...para me salvar do bolo rei que eu ODEIO! Adorei a receitinha!

    ResponderEliminar

Olá a todos!!!!
Partilho convosco este cantinho com muito gosto!
Espero que gostem!
Deixem os vossos comentários, críticas ou sugestões responderei o mais breve possível!
Bjs!