segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Festas Felizes!!!

Olá!

Votos de um santo e feliz Natal para quem visita, segue ou simplesmente passa para ver este humilde cantinho.
Um muito obrigada pelas vossas visitas e comentários. 
Que o ano 2014 seja cheio de felicidade, paz e saúde!

Beijinhos para todos/as!!!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Rabanadas de leite

Olá!!!
Já cheira a Natal!
Por esta altura do ano tenho imenso trabalho por isso, costumo fazer algumas lambarices natalícias com antecedência uma vez que me sabe muito melhor! E depois como o cansaço se instala, fico sem forças para nada, e chego à noite da ceia mais a dormir que acordada. Um dia ainda vou apreciar esta quadra sem o stress do trabalho, acreditem. Haja esperança!!!!
Espero que gostem!!!

Ingredientes:
1 cacete para rabanadas(uso dos que faço, faço-os com uma farinha para pão de forma que lhes confere um sabor que me agrada)
1 litro de leite
Casca de 1 limão
1 colher sopa mel caseiro
200g de açúcar(não coloquei)
2 ovos
2 paus de canela
Canela em pó e açúcar para polvilhar
Óleo para fritar

Preparação:
Coloque numa panela o leite o açúcar os paus de canela e a casca do limão. Leve ao lume e deixe ferver por 2 a 3 minutos.
Enquanto isso corte o cacete em fatias não muito grossas na diagonal e um pouco enviesadas, para que a fatias fiquem maiores.
coloque em cima da bancada de trabalho 2 pratos de sopa, um com os ovos partidos e bem mexidos, outro com um pouco da mistura do leite.
passe as fatias de pão pelo leite e depois pelos ovos e frite-as em óleo bem quente.
Para absorver um pouco da gordura coloque-as sobre papel de cozinha. Entretanto prepare a calda.


Calda para rabanadas

Ingredientes:
400 ml de água
600 gr de açúcar
1 chávena de chá de vinho do Porto
Raspa de um limão (pode ser laranja) 
2 paus de canela

Confecção: 
Numa panela coloque a água com a raspa, o açúcar e a canela até ferver. Depois deite o vinho do porto e deixe ferver durante 5 minutos. Deixar arrefecer e pode deitar o molho por cima das rabanadas ou colocar uma tigela à parte para as pessoas deitarem a gosto.

Nota: 
Se colocarem mel ou açúcar no leite para molhar as fatias é melhor reduzir a quantidade de açúcar na calda.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Bacalhau guisado com grão

Olá!!!
Aprecio bastante bacalhau! Mas este ano, devido a um problema de saúde, não me é possível apreciar o "fiel amigo" devidamente. Tenho de o "disfarçar" entre outros ingredientes o que me remete para a ceia de Natal que terei optar por outra sugestão. Fico um pouco triste, pois além deste ingrediente há outras coisas que também não posso consumir. Enfim, como costumo dizer, haja alegria!!!
Desabafos à parte, espero que gostem desta minha sugestão!

Ingredientes:
3 cebolas
2 dentes de alho
2 postas de bacalhau demolhado
2 latas de grão cozido
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1,5 dl de vinho branco
1,5 dl de azeite
sal
pimenta
1 folha de louro
salsa picada

Preparação:
Descasque e corte as cebolas e os alhos em rodelas. Retire a pele e as espinhas ao bacalhau e faça-o em lascas grossas.
Num tacho com o fundo espesso coloque, em camadas alternadas, as rodelas de cebola e de alho, o bacalhau e o grão, previamente escorrido. Regue com a polpa de tomate, dissolvida no vinho, e com o azeite. Tempere com um pouco de sal e pimenta e junte a folha de louro. Tape o tacho e deixe cozinhar sobre lume brando durante cerca de 45 minutos. Polvilhe com a salsa picada e sirva imediatamente.


Nota: 
Não pus louro. Coloquei uns raminhos de hortelã. Não pus sal, o bacalhau estava apetitoso.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Bacalhau mexido com ovos

Olá a todos/as!!!
Deixo esta sugestão para uma refeição simples e plena de sabor, mesmo para aqueles dias em que o tempo é muito pouco!
Bom apetite!!!

Ingredientes:
3 postas bacalhau crescido demolhado
1,5 dl azeite
3 und. cebolas médias
2 dentes alho
6 und. ovos
2 col. sopa leite(não usei)
1 ramo salsa
q.b. azeitonas pretas(usei verdes recheadas)
q.b. sal e pimenta

Preparação:
Coza o bacalhau em água durante 5 minutos. Retire-lhe a pele e as espinhas e desfaça-o em lascas. Reserve a água para fazer um arroz.
Descasque e corte as cebolas em rodelas finas e refogue-as no azeite, juntamente com os alhos picados, até cozerem. Junte o bacalhau, mexa-o e deixe alourar um pouco.
Bata ligeiramente os ovos com sal, pimenta, salsa picada e o leite. Junte ao preparado de bacalhau. Mexa com um garfo até os ovos ficarem em creme e cozidos.

Sirva quente, enfeitado com azeitonas pretas e acompanhado de arroz feito com água de cozer o bacalhau.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Rissóis de carne

Olá a todos/as!!!
Aprecio muito rissóis e esta receita é a minha preferida, já a tenho guardada faz imenso tempo. Vi a receita neste cantinho que gosto de visitar. E, sempre que faço rissóis utilizo sempre esta. 
Espero que gostem!!!

Ingredientes:
Para o recheio:

500/600 gr. carne de vaca picada juntamente com 1/2 chouriço de vinho
1 cebola 
1 dente de alho
polpa de tomate
pimenta preta
colorau
sal
azeite
Molho inglês
1 knorr de carne
vinho branco
2 folhas de loureiro
1 molhinho de salsa picada
Para a massa:
2 tigelas (das de sopa) de água
2 tigelas (das de sopa) de farinha trigo sem fermento
2 colheres de sopa bem cheias de margarina
Sal, 1 casca de limão
Para panar os rissóis:
2/3 ovos batidos
Pão ralado
Óleo para fritar
Preparação:
Comece por fazer o recheio: 
Num tacho pique 1 cebola, 1 dente de alho e coloque azeite, quando começar a alourar coloque a carne picada e deixe fritar um pouco. Junte um copo de vinho branco, 2 folhas de loureiro, 1 knorr de carne, mexa e deixe estufar lentamente.
De seguida junte um pouco de polpa de tomate, tempere com pimenta, um pouco de colorau, e deixe estufar, e se necessário, acrescente um pouco de água.
Salpique com um pouco de molho inglês (cerca de 1 colher sopa) e rectifique o tempero com sal.Deixe apurar até que seque o molho, misture a salsa picada e retire. Se ainda tiver um pouco de molho coloque a carne num recipiente com furinhos para que escorra o excesso. Deixe arrefecer.
Enquanto isso prepare a massa: 
Num tacho de preferência anti-aderente coloque a água, a margarina, a casca de limão e tempere com sal, deixe ferver, e retire a casca de limão.
Assim que ferva coloque a farinha, e no lume ainda, com a batedeira com os ganchos em espiral, mexa (usei a batedeira porque exige muito menos esforço a nível de braços) até estar tudo misturado. Retire a batedeira, e agora sim, com uma colher de pau, mexa mais um pouco até que se forme uma bola que descole do fundo do tacho.
Apague o lume e transfira a massa para a bancada previamente polvilhada com farinha, amasse um pouco com cuidado para não se queimar, e deixe arrefecer cerca de 15 minutos para a seguir fazer os rissóis.Assim que estiver morna a massa comece a fazer os rissóis.
Sempre com a bancada polvilhada com farinha, comece por estendê-la com o rolo da massa e coloque um montinho de recheio, dobre e corte com a ajuda de um cortador ou um copo.
Certifique-se que as pontas estão unidas.
Coloque os rissóis num tabuleiro polvilhado com farinha. Repita o processo até acabarem os ingredientes. Certifique-se sempre que a bancada está polvilhada com farinha, para que a massa não se agarre à bancada.
Passe os rissóis por ovo batido deixando escorrer o excesso. De seguida, passe-os por pão ralado. Frite os rissóis de ambos os lados em óleo quente. Depois de fritos, coloque-os num prato com papel absorvente para tirar o excesso de gordura. E estão prontos a servir.
Se não consumir os rissóis todos de uma só vez, depois de paná-los, pode congelá-los, com atenção especial para não ficarem colados uns aos outros.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Strudel de bacalhau, couve e chouriço



Olá a todos/as!!!
Venho participar neste desafio pela  1ª vez e achei bastante interessante. 
O tema deste mês consiste em fazer strudel salgado e aqui está a minha sugestão!
Espero que gostem!!!


Ingredientes:

2 lombinhos de bacalhau
2 dentes de alho inteiros + 1 dente de alho picado
1 folha de louro
40g chouriço
200 g couve lombarda
Azeite q.b.
2 folhas de massa filo
Manteiga clarificada q.b.

Molho branco:
25 gr farinha
20 ml de manteiga clarificada
sal
pimenta

Preparação: 

1. Cozer os lombinhos numa panela com água, os dentes de alho, o louro e um fio de azeite. No final, limpar de pele e espinhas, lascar e reservar juntamente com a água da cozedura.

2. Aquecer a manteiga num tacho, juntar a farinha e envolver bem. Cozinhar em lume brando mexendo sempre até formar uma bola. Sem parar de mexer, para que não se crie grumos, juntar gradualmente um pouco do caldo quente de bacalhau. Deixar levantar fervura, depois baixar o lume para cozinhar lentamente. O molho não deve ficar muito líquido. Reserve.

3. Numa panela colocar um fio de azeite e o chouriço às rodelas e deixar alourar um pouco. Juntar o alho picado e a couve em juliana, um pouco da água da cozedura e deixar a couve estufar durante 10/15 minutos.

4. Envolver o bacalhau com a couve e juntar um pouco do molho branco, o suficiente para ligar todo o preparado. Deixar arrefecer ligeiramente.

5. Pincelar uma das folhas da massa com a manteiga e colocar a outra por cima pincelando as pontas desta segunda. No centro dispor o recheio de forma a não ficar muito alto. Fechar o strudel e levar ao forno a 180º cerca de 20 minutos.
Sirva de imediato.


Nota: Receita do Chef José Avillez.