segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Frango no forno




  • 1 frango (usei só coxas frango)

  • 200 grs. cogumelos frescos

  • 2 cebolas

  • 150 ml vinho branco

  • 100 ml molho tomate

  • q.b. azeite

  • q.b. salsa

  • q.b. sal

  • q.b. pimenta

Corte o frango, tempere com sal e pimenta e salteie ligeiramente em azeite. Acrescente 150 ml vinho branco, o molho de tomate e finalmente os cogumelos frescos. Deixe cozinhar até apurar o molho.


Num tabuleiro disponha duas cebolas cortadas às rodelas, coloque o frango e o molho por cima. Deixe alourar o frango no forno. Disponha um pouco de salsa picada por cima e sirva com o tipo de massa que preferir.


Nota: Usei esparguete milaneza sabor a cogumelos.


Bom apetite!


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Compota de maçã



Ingredientes:
1 kg maçãs descascadas e partidas aos bocadinhos
800 g açúcar
Canela em pau q. b.
Preparação:
Deita-se tudo num tacho grande e deixa-se ferver no açúcar até ficar no ponto. Entretanto os frascos a usarem para a compota devem ser fervidos em água e bem secos. Passa-se mais ou menos o preparado da compota com a varinha mágica (depende se querem que fique pedaços ou não) e depois de ter os frascos bem fechados metem-se outra vez a ferver em água até meio do frasco que é o procedimento para a compota não ganhar bolor.

Espero que gostem!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Este cantinho está de parabéns...

E, como diz a cozinheira deste blogue...
Bora para a festa...
Pois bem, quero agradecer a todos os que me visitam pois é para vocês que tenho este cantinho. Mantenho-o com muito gosto e espero por aqui continuar.
Muitos beijinhos para todos!!!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Costeletas de porco com salva

Ingredientes:
1 kg batatas em cubos
sal e pimenta
4 costeletas grossas porco
24 folhas salva fresca
1 cabeça alho
4 fatias presunto
55 g manteiga em cubinhos
4 alperces secos
azeite extra virgem
6 fatias grossas toucinho fumado
Confeção:
Pré-aqueça o forno a 220ºC. Ponha as batatas numa panela com água salgada e deixe levantar fervura. Deixe por 3 ou 4 minutos depois escorra-as e deixe arrefecer um pouco. Ponha 8 folhas no robot cozinha com um dente alho descascado e picado, o presunto, a manteiga e uma pitada de sal e de pimenta e triture tudo. Barre a carne com este preparado. Corte o toucinho em tirinhas finas , ponha-as num tabuleiro de assar grande com as batatas, as restantes folhas salva e os dentes de alho por descascar. Regue com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido. Passados 10 minutos, ponha uma frigideira ao lume no máximo. Deite um fio de azeite e disponha as costeletas temperadas. Frite 10 minutos de cada lado, até estarem douradas e estaladiças, depois, tire as batatas do forno e ponha as costeletas por cima. Volte a levar o tabuleiro ao forno, mais 10 a 15 minutos, dependendo da espessura das costeletas, depois tire do forno e sirva.
Bom apetite!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bolo de laranja

Ingredientes:
150 g manteiga
150 g açúcar
1 laranja
3 ovos
150 g farinha
1 colher sopa fermento em pó
Confeção:


  1. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione a raspa da laranja e o sumo de metade. Junte os ovos, um a um, batendo em cada adição.

  2. Por fim, adicione a farinha peneirada com o fermento, mexendo levemente.

  3. Deite a massa numa forma untada e polvilhada e leve a cozer em forno médio (180ºC) durante aproximadamente 40 minutos.

  4. Tire o bolo do forno, desenforme-o e regue-o com uma calda feita com sumo de laranja e um pouco de açúcar.

Bom apetite!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Almôndegas estufadas

Ingredientes:
30 almôndegas
2 cebolas às rodelas
3 dentes alho
2 cenouras às rodelas
1 folha louro
8 colheres sopa azeite
1 colher chá mostarda
100 ml polpa tomate
Sal e pimenta
1 cudo caldo carne
150 ml vinho branco
Preparação:
Num tacho largo deitar as cebolas às rodelas, os alhos partidos, as cenouras também às rodelas, a folha louro, a polpa tomate e o azeite. Envolver bem e deixar cozinhar cerca de 5 minutos. Distribuir as almôndegas por cima da cama dos vegetais, temperar com sal e pimenta, juntar o cubo de caldo e o vinho, e deixar evaporar um pouco.
Tapar o tacho e deixar cozinhar cerca de 25 minutos, mexendo com muito cuidado para as almôndegas não se partirem.
Findo o tempo, retirar as almôndegas para o prato onde vão ser servidas.
Triturar o molho que ficou e regar as almôndegas com esse molho.
Servir imediatamente com acompanhamento a gosto.
Bom apetite!

Coelho com cerveja

Ingredientes:
1,2 kg coelho
1 folha louro
3,5 dl cerveja
50 ml azeite
2 colheres (sopa) cebola picada
1 colher (sopa) farinha
2 tomates picados
500 g ervilhas congeladas
sal e pimenta q.b.
Confeção:
Corte o coelho em pedaços pequenos e tempere-os com sal, pimenta, o louro e a cerveja. Deixe tomar gosto, por 20 minutos. Escorra e reserve a marinada.
Leve ao lume o azeite e junte-lhe os pedaços de coelho. Deixe corar e, só depois, acrescente a cebola. Aguarde que refogue um pouco e polvilhe com a farinha. Adicione o tomate e o líquido da marinada e misture bem. Tape e cozinhe, durante 25 minutos. A cinco minutos do final da cozedura, junte as ervilhas e aguarde que termine de cozinhar. No final, retifique os temperos.
Bom apetite!

domingo, 1 de janeiro de 2012

Espetadas de salsicha e carne de vaca



Ingredientes:

12 cubos carne vaca ou porco

4 salsichas frescas

4 fatias grossas toucinho fumado

18 folhas frescas salva

2 dentes alho, descascados

1 limão raspado e cortado ao meio

azeite extra virgem

sal marinho e pimenta preta

4 pés compridos de alecrim fresco ou espetos de madeira

Confeção:

Em primeiro lugar, marinar a carne; para isso, ponha os cubos de vaca numa taça. Torça, rode e aperte as salsichas para que cada uma dê 3 salsichas arredondadas mais pequenas, depois, com uma faca, corte-as e junte-as. Corte o toucinho fumado e deite na taça. Ponha 12 das folhas de salva e esmague as restantes com alho num almofariz, até ter uma polpa. Deite cerca de 4 colheres de sopa de azeite extra virgem e o sumo de metade do limão. Mexa bem e deite na carne que está na taça. O ideal é deixar a marinar entre 1 a 3 horas no frigorífico, mas pode cozinhar imediatamente se não tiver tempo.

Pré-aqueça o forno no máximo. Agora, faz-se as spiedini (espetadas). Se usou os pés de alecrim, tirar as folhas todas, menos as de cima. Pode guardar as folhas para outra coisa. Raspe o pé com a faca para tirar a casca e corte a parte de baixo em viés para conseguir furar. Se usar os espetos de madeira, será mais fácil, mas não saberá tão bem. Agora só tem de montar as espetadas começando com um pedaço de toucinho, depois uma folha de salva dobrada, a seguir um pedaço de salsicha e, finalmente, um cubo de carne de vaca. Faça isto 3 vezes para cada espetada acabando com um pedaço de toucinho e a raspa de limão. Ponha as espetadas num tabuleiro untado ou numa frigideira e ponha no forno. Baixe imediatamente para 200ºC - assim, vai ficar um bom calor para começar a assar e, à medida que a temperatura baixa, a carne ficará tenra e suculenta. Asse durante 20 minutos, até as salsichas estarem douradas. Esprema o restante sumo de limão por cima e sirva.

Bom apetite!