sábado, 22 de outubro de 2011

Esparguete com camarões e rúcula

Ingredientes:
455 g esparguete
sal marinho e pimenta-preta acabada de moer
azeite extra virgem
2 dentes alho, descascados e finamente picados
1 ou 2 malaguetas secas, picadas
400 g camarões crus descascados
1 copo pequeno vinho branco
2 colheres sopa puré tomate, ou 6 tomates secos ao sol, triturados
raspa e sumo de 1 limão
2 mãos cheias de rúcula, grosseiramente picada
Preparação:
Coza o esparguete numa grande panela com água salgada a ferver seguindo as instruções do pacote. Entretanto, aqueça um generoso fio de azeite extra-virgem numa frigideira e deite-lhe o alho picado e a malagueta. Quando o alho começar a ganhar cor, junte os camarões e salteie-os durante 1 minuto. Junte o vinho branco e o puré de tomate e deixe refogar durante uns minutos. Quando a massa estiver pronta, escorra-a, reservando um pouco da água da cozedura. Junte o esparguete ao molho, esprema o sumo do limão, junte metade da rúcula picada e um pouco da água da cozedura que reservou, se precisar de diluir um pouco o molho. Rectifique os temperos. Divida por 4 pratos e polvilhe com a raspa de limão e o resto das folhas de rúcula.
Bom apetite!

sábado, 8 de outubro de 2011

Risotto do mar



Ingredientes:

1,5 litros água

2 cenouras pequenas, grosseiramente picadas

3 tomates, esmagados

1 folha louro

1 molho pequeno de salsa, deixar um pé inteiro e picar, finamente, as restantes folhas

1,5 kg de frutos mar variados (experimente salmonete-vermelho, tamboril, besugo, peixe-galo, bacalhau, mexilhões, camarões e um pouco de lulas ás rodelas)

1 receita risotto branco

1/2 bolbo funcho, finamente picado, reservar as ervas do caule

1 colher de chá sementes funcho

1 pitada malagueta seca picada

1 pitada fios açafrão

sumo de 1 limão

Preparação:

Ponha a quantidade exacta de água numa panela com as cenouras, os tomates, o louro e o pé de salsa, deixe levantar fervura e junte os peixes inteiros, mas não o marisco. Deixe ferver suavemente durante 10 minutos, depois, tire cada peixe da panela e separe a carne das espinhas. (Se estiver a usar uma cabeça de bacahau, tente separar as caras, pois são a melhor parte!) Ponha o peixe de parte num prato; volte a pôr as espinhas no caldo e coza durante 15 minutos no máximo, retirando frequentemente a espuma que se forma à superfície. Entretanto, comece a fazer a receita básica de risotto branco, juntando o funcho, as sementes de funcho, a malagueta e o açafrão no primeiro passo da receita.


Passe o caldo por um coador para outra panela e deite fora as espinhas e os legumes. Junte a maior parte do caldo de peixe ao risotto, guardando um pouco para acabar o prato, e, quando o arroz estiver quase cozido, já perto do fim do terceiro passo, junte as lascas de peixe e os moluscos. Passados 3 a 4 minutos, os moluscos devem começar a abrir ( deite fora aqueles que ficarem fechados), depois retire do lume.


Como não se deve misturar queijo e peixe nos pratos de massa e de risotto, não vamos usar parmesão. Em vez disso, no quarto passo, quando juntar a manteiga, rectifique os temperos, salpique com um fio de azeite extra virgem e esprema o sumo de um limão. Para servir, divida

o risotto pelos pratos e regue com o resto do caldo do peixe. Salpique um pouco mais de azeite extra virgem e polvilhe com a salsa e as ervas do funcho picadas.

Bom apetite!