sábado, 16 de julho de 2011

Mexilhão de caldeirada

Ingredientes:
2 kg mexilhão raspado e lavado
1 dl azeite
1 colher manteiga
2 cebolas
1 cálice vinho Madeira
1 colher sopa farinha
1 colher calda tomate
1 limão
Água
Salsa picada
Pimenta
Confecção:
Deite num tacho o azeite, a manteiga, as rodelas de cebola, o cálice de vinho da Madeira, a salsa picada, a pimenta, 1 colher de farinha desfeita num pouco de água e a calda de tomate. Coloque o tacho ao lume e, quando a cebola começar a murchar, junte os mexilhões, deixando que cozinhem apenas o tempo necessário para abrirem. Regue-os com o sumo de um limão e sirva imediatamente.
Truque: Substitua a manteiga só por azeite, o vinho da Madeira por uma Mini, a salsa por coentros picados, a pimenta por um piripiri e a calda de tomate por uma colherzinha de colorau.
Bom apetite!!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Salada de frutas tropicais

Ingredientes:


  • 1,5 l água

  • ?? açúcar

  • 2 estrelas anis

  • 2 paus canela

  • 2 ramos de (erva príncipe) ervas aromáticas

  • raspa de 1 e sumo de meio limão

  • 1 ramo hortelã

  • 1 manga, 1 papaia, 4 kiwis e 1 banana cortadas em pedaços

  • 1 maracujá

  • 1/2 abacaxi cortado em pedaços

Preparação:


Para preparar a calda de açúcar.


Junte 3 partes de água por uma parte de açúcar para não ficar muito doce. Ferva a água e adicione as ervas aromáticas: estrela de anis, 2 paus canela, erva príncipe com uns cortes e raspa de limão. Nota: A erva príncipe encontra-se com facilidade em lojas de produtos asiáticos.


Quando a calda ferver, retire do lume, coloque numa taça e junte um ramo de hortelã e o sumo de meio limão. Deixe arrefecer.


Corte abacaxi, manga, papaia, banana e kiwi em pedaços. Nota: Corte a fruta em pedaços bem grandes para sentir melhor o seu sabor. Retire as sementes da papaia.


Misture a fruta e deite a calda por cima. Reserve no frigorífico durante 1 hora antes de servir. Acompanhe com sorvete de limão e mais maracujá por cima.


Bom apetite!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Talharim com molho de atum

Ingredientes:
3oo g talharim (usei esparguete colorido)
300 g atum conserva
400 g tomate
2 dentes alho
Azeite
Água
Salsa
Hortelã
Sal
Pimenta
Modo de preparação:
Pique os dentes de alho, escorra o atum e parta-o aos pedaços. Pele e retire as grainhas ao tomate e parta-o em pedacinhos. Aqueça uma colher de azeite e aloure ligeiramente o alho. Deite o tomate e o atum, tempere e cozinhe durante 20 minutos com o recipiente tapado e em lume brando. Coza os talharins em bastante água temperada de sal até ficarem al dente. Pique a salsa finamente e misture no atum. Escorra o talharim, deite-o num prato fundo aquecido, misture com o preparado de atum e decore com raminhos de hortelã.
Truque: Se juntar umas tirinhas de pimento verde e encarnado e introduzir azeitonas descaroçadas ennriquece a apresentação do prato.
Bom apetite!!!
Nota: Não utilizei salsa, nem hortelã e acrescentei cogumelos inteiros.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tarte de pêssego

Ingredientes massa:


  • 250 g bolacha maria

  • 200 g margarina

Ingredientes recheio:



  • 1 lata leite condensado

  • 1 medida da lata de leite comum

  • 1 pacote natas

  • 2 colh. (sopa) maizena

Ingredientes cobertura:



  • 1 gelatina pêssego

  • Pêssego de calda q.b.

Preparação:


Tritura-se a bolacha e amassa-se com a margarina derretida, forra-se com essa massa uma forma de fundo amovível. Espalha-se, comprimindo bem, com as costas de uma colher de sopa, a massa na forma e vai ao frio. Misturar bem todos os ingredientes para o recheio e levar ao lume mexendo sempre até engrossar e despeja-se na forma que já tem a massa. Enfeita-se com pêssegos laminados, faz-se a gelatina com metade da água que a indicada na receita, põe-se por cima da tarte e vai ao frio. Desenforma-se umas horas depois, quando estiver bem firme.


Bom apetite!!!

domingo, 3 de julho de 2011

Esparguete com peito de frango



Ingredientes:

500 g peito frango

200 g milho lata

2 cebolas

2,5 dl caldo galinha

1 piripiri

2 litros água

400 g esparguete

3 colheres rodelinhas cebolinho

Azeite

Sal

Confecção:

Corte as cebolas em pedaços. Corte a carne de frango em cubinhos e escorra o milho. Aqueça o azeite e aloure ligeiramente a cebola. Junte o frango e deixe-o também alourar. Acrescente o milho, o caldo de galinha e o piripiri e deixe cozinhar com o recipiente tapado e em lume brando cerca de 15 minutos. Coza o esparguete em água e sal durante cerca de 8 minutos. Coloque a massa bem escorrida num prato fundo de servir aquecido, deite-lhe o preparado de frango, misture muito bem e sirva polvilhado com os anéis de cebolinho.

Truque: Qundo estufar o frango, adicione uma tira de pimento verde picada e outra de pimento encarnado também picada e substitua o cebolinho por coentros ou hortelã.

Bom apetite!