terça-feira, 29 de Março de 2011

Amêijoas e camarões de caril com arroz

Ingredientes: 1 kg amêijoas congeladas #300 g camarões congelados com casca #1 cebola grande #1 dente alho #2 ou 3 piripíris #1 tomate grande maduro #Água# Azeite# Margarina #Sal


Para o molho: 1 chávena leite, 1 colher manteiga, 2 colheres pó Preparação: Faça um refogado com a cebola, o alho esmagado, o azeite, sal e os piripíris. Quando a cebola começar a alourar, junte o tomate passado por um passador e deixe apurar. Entretanto, descasque os camarões e aproveite as cascas e as cabeças. Deite-as num tacho, junte uma colher de sopa de margarina e deixe-as refogar juntando golinhos de água. Num tacho abra as amêijoas e coe a água que elas libertarem. Passe depois as cascas pelo passe-vite e aproveite o caldo que obtiver. Junte-o à água que largaram as amêijoas. Prepare o molho de caril juntando o leite, a manteiga, duas colheres de sopa de caril, desfeitas num pouco de leite. Junte o miolo de camarão e as amêijoas e leve ao lume até os camarões ficarem rosados e o molho cremoso. Sirva com arroz branco e solto.


Truque - Introduza um raminho de coentros no molho de caril e substitua o leite normal por leite de coco.


Bom apetite!

quinta-feira, 24 de Março de 2011

Mousse de café

Ingredientes:
2 folhas gelatina
0,5 dl café
2 dl natas chantilly
5 gotas essência baunilha
4 colheres sopa (cheias) açúcar pó
2 claras
bolacha maria q. b.

Preparação:
Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Aqueça o café e junte a gelatina escorrida. Mexa até dissolver. Bata as natas em chantilly e adicione as gotas de essência de baunilha, sem parar de mexer.
À parte, bata as claras em castelo com o açúcar em pó. Junte a mistura do café ao chantilly. Adicione depois as claras e envolva bem.
Deite em taças e leve ao frio até solidificar. Polvilhe com bolachas maria em pó.
Bom apetite!