sábado, 27 de Dezembro de 2008

Feliz 2009!!!!


Para todos os que me visitam, um ano cheio de saúde e felicidade!!!!

quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008

Moelas estufadas na panela de pressão

Ingredientes:
1 kg moelas
100 g bacon
2 cebolas
2 dentes alho
1 colher(sopa) farinha maisena
1 colher(sopa) colorau
1 folha louro
Salsa picada q.b.
Sal e pimenta q.b.
Confecção:
  • Deite as moelas para um tacho, junte água até ficarem cobertas e leve ao lume, até ferver. Retire do lume, escorra, passe por água fria, limpe as gorduras das moelas, lave-as e deixe-as escorrer.
  • Descasque as cebolas e os dentes de alho e pique tudo. Corte o bacon em pedacinhos, deite-os para a panela de pressão, leve ao lume e deixe cozinhar, com a panela aberta, até o bacon ficar bem tostadinho. Junte a cebola e os alhos e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar douradinha.
  • Adicione então o colorau, o louro e as moelas, tempere com pouco sal e pimenta e junte água até cobrir. Tape a panela e deixe cozinhar durante 25 minutos.
  • Dissolva a farinha maisena num pouco de água fria. Retire a panela do lume, deixe sair o vapor, abra, junte a maisena dissolvida, mexa e leve ao lume até ferver. Depois sirva polvilhado com salsa picada.
Bom apetite!!!!

sexta-feira, 5 de Dezembro de 2008

" Bolo - Rainha "


  • Massa-base (bolo rei)
Coloque numa taça 200 g de fruta cristalizada e regue-a com 50 ml de brande. Deixe-a macerar, enquanto prepara a massa. Misture 30 g de fermento de padeiro com 100 g de farinha e adicione 50 ml de leite morno, até obter uma bola de massa. Adicione 150 g de açúcar, mais 600 g de farinha, 4 ovos e ainda 50 ml de leite, amassando até obter uma bola de massa homogénea. Adicione fruta cristalizda macerada e misture bem. Deixe levedar 40 minutos.
Passado o tempo de levedação dar a forma pretendida e decorar a gosto. Coze em forno médio (200º C) durante 20 a 30 minutos. Polvilhar com açúcar em pó e está pronto a servir!!!!
Nota: Já fiz esta receita à mão e também na máquina de fazer pão( na mfp é necessário ajustar os líquidos). Para o bolo da foto só pus 50 g fruta cristalizada e pus frutos secos (amêndoa, noz e pinhão) " a olho".Em vez de brande, usei porto branco e tinto.
A decoração também foi com frutos secos por isso se chama "bolo-rainha".
Bom apetite!!!!