terça-feira, 28 de outubro de 2008

Rissóis de atum

Massa:
Farinha, 220g
Água, 1/2 l
Banha, 1 c. de chá
Casca fina de limão, 1 pedacinho
Sal, ovo, pão ralado e óleo q.b.
Confecção:
Põe-se ao lume um tacho com a água temperada com sal, a banha e a casquinha de limão. Qundo ferve, tira-se a casca e deita-se a farinha de uma só vez, mexendo imediatamente com colher de pau para ligar. Vai-se mexendo constantemente até fazer uma bola dura, que se deixa cozer muito bem, ficando no fundo do tacho uma côdea de massa seca.Deita-se em cima da pedra enfarinhada e trabalha-se, amassando-a e batendo-a até ficar fofa e bem ligada. Depois de descansar uma hora, estende-se com o rolo, deixando-a bastante fina, corta-se em rodelas com 8 cm de diâmetro, sobre as quais se põe uma colher de recheio. Dobram-se ao meio, carrega-se em volta com a ponta do cabo da recortilha, passam-se por ovo batido e pão ralado e fregem-se num tacho fundo, cheio de óleo, e em lume moderado, para ficarem dourados. Empregando nos recheios farinha maisena em lugar de farinha de trigo, os rissóis ficam com uma categoria à parte!

Recheio:
Atum, 120g
Margarina, 1 1/2 c. de sopa
Cebola pequenina picada, 1
Maisena, 1 c. de sopa
Leite, 2 1/2 dl
Salsa picada, pimenta, noz-moscada e limão
Preparação:
Derrete-se num tacho uma colher de sopa de margarina, junta-se a cebola, tapa-se e deixa-se cozer em lume brando sem deixar fritar. Adiciona-se o atum e o azeite da lata, mexe-se, dando voltas para o atum se desmanchar e tomar gosto. À parte, desfaz-se a maisena no leite e leva-se ao lume com o resto da margarina, até a maisena cozer e o creme engrossar. Mistura-se com o atum, tempera-se com sal, pimenta, noz-moscada, sumo de limão e a salsa picadinha.
Bom apetite!!!!
Nota: Depois ponho a receita do arroz que também é uma delícia!!!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Feijoada de entrecosto e bacalhau

Ingredientes:
Feijão-manteiga e bacalhau, de cada, 200 g
Entrecosto de porco fresco, 250 g
Toucinho em falhas, 30 g
Cebolas médias e alhos, de cada, 2
Azeite, 2 c. de sopa
Concentrado de tomate, 1 c. de chá cheia
Açúcar, 1 c. de chá
Pimenta-da-jamaica, farinha, óleo e sal, q.b.
Confecção:
Cozem-se separadamente o feijão e o bacalhau demolhados, escorrem-se e reservam-se as repectivas águas. Divide-se o bacalhau em pequenos filetes, limpam-se de peles e espinhas, passam-se por farinha e fregem-se em óleo até ficarem loiros. Picam-se as cebolas e os alhos, cozem-se no azeite até estarem transparentes e juntam-se o entrecosto em pedaços, o toucinho, o concentrado de tomate diluído num pouco de água de cozer o feijão, o açúcar e a água da cozedura do bacalhau. Cozido o entrecosto, tempera-se com pimenta-da-jamaica, adiciona-se o feijão e, depois de levantar fervura, metem-se no tacho os filetes do bacalhau. Se o molho estiver excessivamente grosso, leva mais água da cozedura do feijão, mas deve ficar espesso. Deixa-se ferver tudo mais 5 minutos e rectifica-se de sal.
Bom apetite!!!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Clafoutis de uvas e....não só!!!!

Ingredientes:
750 g uvas pretas
1 maçã grande
125 g farinha
120 g açúcar
4 ovos
3 dl leite
Manteiga para untar
Açúcar em pó para polvilhar

Confecção:
  • Comece por lavar e secar os bagos das uvas, cortando-os depois ao meio para lhes retirar as pevides. Entretanto, barre um prato de forno com manteiga e espalhe dentro as uvas.
  • Ligue o forno a 180ºC . Em seguida, misture os ovos e o açúcar numa tigela até obter uma mistura lisa.
  • Adicione a farinha e o leite em fio, mexendo sempre. Passe esta mistura pelo coador e junte-a às uvas. Leve ao forno durante 30 minutos. Retire e sirva quente polvilhado com açúcar em pó.

Nota: Como na hora de fazer a receita reparei que não tinha uvas suficientes, não podia ficar a meio, logo laminei uma maçã bem fininha e espalhei junto com as uvas e temi o resultado...

Mas, como tudo o que é doce nunca amargou, no fim de contas saiu-me uma bela duma sobremesa que tive pena de ter acabado tão rápido...e ainda chegou para a vizinha!!!!

Bom apetite!!!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Tarte de frango e ananás

Ingredientes:
2 peitos de frango

3 rodelas de ananás
4 salsichas de lata

2 ovos inteiros

1 embalagem massa quebrada fresca(usei folhada)

1 pacote natas

2 cebolas médias

um pouco de azeite

queijo ralado a gosto
salsa picada q.b.
sal e pimenta q.b.

Confecção
:
Coza o frango em água com um pouco de sal. Depois de cozido, desfie-o e coloque-o dentro de uma taça grande. Deite lá para dentro as salsichas cortadas em rodelas, o ananás cortado aos bocados e as natas. Entretanto, corte as duas cebolas em meias-luas e ponha a refogar numa frigideira grande. Quando a cebola já estiver transparente, coloque lá dentro o preparado que fez anteriormente e mexa. Depois, deitam-se os ovos bem batidos para dentro desta mistura, com o cuidado de não os deixar cozer. Tempere de sal e pimenta e polvilhe com a salsa. Ligue o forno a 200ºC, para ir aquecendo. Enquanto isso, abra a massa quebrada e coloque-a numa tarteira própria para ir ao forno, deixando o papel vegetal que ela traz, entre a tarteira e a massa. Pique o fundo da massa com a ajuda de um garfo e deite lá para dentro todo o conteúdo que esteve a preparar. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, durante cerca de 30 a 35 minutos.
Bom apetite!!!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Pudim de manga, laranja e cenoura

Ingredientes:
Uma lata de leite condensado
Uma garrafa de sumo de manga, laranja e cenoura da compal
4 ovos
Preparação:
Misturar todos os ingredientes muito bem, barrar uma forma com caramelo e deitar a mistura. Cozer na panela de pressão por 15 minutos. E, voilá... um delicioso pudim em menos de nada!!!
Nota: Podem fazer com outros sumos e se quiserem maior dobrem a receita. A minha forma é das grandes e quase que desmanchava ao desenformar.
Espero que gostem!!!
Esta receita foi feita em consideração a uma grande amiga de coração, não preciso de mencionar nomes, ela sabe!!!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Bifes à café

Ingredientes:
Bifes
Alho, sal e margarina
2 cálices de leite
1 cálice de café de cevada
1 colher de sobremesa de mostarda(pus ketchup)
1 colher de sobremesa mal cheia de farinha
Pimenta
Confecção:
Frite os bifes (já temperados de alho e sal) em bastante margarina, para fazer o molho. Depois de fritos, retire e reserve, tendo o cuidado de os tapar com uma folha de alumínio para não arrefecerem. Em lume brando acrescente ao molho o leite (mexa e deixe ferver um pouco), o café de cevada, a mostarda, a farinha (mexa muito bem) e a pitada de pimenta. Deixar engrossar durante alguns minutos tendo o cuidado de mexer sempre. Rectifique os temperos. Quando o molho estiver pronto, coloque os bifes que reservou dentro da frigideira, durante alguns minutos.
Bom apetite!!!