quarta-feira, 30 de julho de 2008

Bolo húmido de laranja

Ingredientes:
120g farinha / 120g açúcar / 120g margarina amolecida / 3 laranjas / 2 ovos / 1 colher(chá) fermento em pó / margarina para untar / farinha para polvilhar
  • Barre uma forma com a margarina e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º C.
  • Retire a raspa da casca a uma das laranjas. Numa tigela bata, o açúcar com a margarina até ficar um creme liso, junte os ovos um a um e batendo sempre.
  • Adicione depois o sumo e a raspa da laranja, a farinha e o fermento e bata bem. Verta a mistura para a forma e leve ao forno durante 30 minutos.
  • Entretanto, esprema o sumo às outras duas laranjas. Retire o bolo do forno, desenforme-o para um prato(deixei ficar na tarteira), regue-o ainda quente com o sumo das laranjas, deixe arrefecer(não deixei, provei logo... hehe) e depois sirva decorado a gosto.
Nota: é um bolo muito simples, muito saboroso e quanto mais fresco estiver, mais gostoso fica.
E, com os dias a querer aquecer, ainda que a medo, este bolinho vem mesmo a calhar...
Experimentem decerto vão adorar, é uma das muitas receitas a repetir!!!
Bjs fofos!!!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Delícia às camadas


Olá a todos, deixo-vos aqui esta delícia fresquinha para acompanhar estes dias de calor...
Ingtredientes:
morangos q.b.
pessego em calda q.b.
natas q.b.
açúcar a gosto
biscoitos champagne q.b.
canela em pó q.b.
Preparação:
Bater as natas bem firmes com açúcar a gosto, lavar os morangos e cortar como quiser, laminar as metades de pessego e reserve.
Deixar alguma fruta para a decoração.
Numa taça grande colocar uma camada de biscoitos embebidos na calda do pessego, uma camada de natas, uma de morangos e uma de pessego; repetir as camadas até acabar os ingredientes.
Polvilhe com canela e decore a gosto.
Levar ao frigorífico para refrescar bem até à hora de servir, se não servir bem fresco fica com um sabor um pouco enjoativo.
Espero que gostem, bom apetite!!!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Quiche de peixe e legumes

Ingredientes:
1 cebola / 100g alho francês / 1 c.(sopa) manteiga / 150g brócolos / 4 tomates-cereja / 300g filetes peixe / 4 ovos / 1 dl leite / 1 dl natas / 1 lata milho de conserva pequena / 1 embalagem massa folhada compra / sal, pimenta e tomilho-limão q.b.
  1. Descasque a cebola e o alho-francês e corte-os em meias-luas. Coloque-os ao lume a estufar na manteiga e tempere com sal e pimenta. Separe os brócolos em raminhos e coza-os em água e sal.
  2. Corte o tomate ao meio e os filetes em pequenos pedaços. Bata os ovos com o leite e as natas e tempere com sal e pimenta. Escorra o milho e reserve. Forre uma tarteira refractária com uma base de massa folhada, ajustando a mesma às paredes da tarteira.
  3. Coloque o preparado de alho-francês, o peixe e o milho sobre a massa. Verta a mistura de ovos e leve a meio do forno a 180ºC, por 30 minutos. A 10 minutos do fim, disponha os brócolos cozidos e as metades do tomate-cereja. Deixe finalizar a cozedura polvilhe com tomilho-limão.

Nota: Pus dentes de alho em vez do francês; acrescentei couve-flor e cenoura ralada; em vez de filetes pus 3 postas pescada de cozer; não usei tomate-cereja mas, sim tomate em cubos; não pus tomilho-limão.

Façam da maneira que acharem melhor, o que posso assegurar, é que com estas alterações ficou divina. Espero que gostem, bom apetite!!!

P.S. Como já devem ter reparado as nossas férias já acabaram, e o mais óbvio ainda, é que não conseguimos estar muito tempo longe de todos/as vocês.

Beijinhos muito fofos do Sr. e da Sra. Kikas!!!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Pudim de leite condensado simples

Ingredientes:
  • 1 chávena(chá)açúcar
  • 3 ovos
  • 1 lata leite condensado
  • 1 pacote natas

Preparação:

Coloque o açúcar numa forma de buraco no meio de 20cm de diâmetro e leve a lume brando, sem mexer até caramelizar. Espalhe pela forma e deixe arrefecer. Bata os ovos por 4 minutos com a varinha mágica, coloque num recipiente e junte os demais ingredientes, batendo mais um pouco. Despeje na forma caramelada e leve ao forno alto, pré-aquecido, em banho maria, por 1 hora, ou até q, ao enfiar o palito, este saia limpo.
Bom apetite!!!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Finalmente...


... o merecido descanso. É, por pouco tempo mas, bem aproveitado, renova a mente e a alma. Por isso, para quem já está ou ainda vai descansar, votos para aproveite bem o tempo de férias.

Cumprimentos e muitos beijinhos fofos para todos do sr. e sra. Kikas.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Francesinha

Molho: 1 c.(sobremesa) maisena / 1dl leite / 2,5 dl cerveja / 1 dl vinho porto / 2 c.(sopa) polpa tomate / 1 folha louro / 1 malagueta / sal e pimenta q.b. Francesinha: 8 tiras entremeada fina / 300g carne vaca(bife lombo fino) / 12 fatias pão forma sem côdea / 1 lata salsicha / 1 linguiça às fatias / 12 fatias bacon / 12 fatias queijo flamengo
  1. Junte a maisena com o leite. Verta a cerveja, o vinho do porto e a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta e mexa bem. Leve ao lume, adicione o louro e a malagueta e deixe cozinhar cerca de 10 minutos, em lume brando; reserve.
  2. Tempere a carne com sal e pimenta. Numa frigideira antiaderente, frite a entremeada e a carne de vaca. Coloque-as sobre uma fatia de pão. Corte a salsicha ao meio e disponha-a sobre a entremeada, assim como metade da linguiça.
  3. Coloque outra fatia de pão e sobreponha o bacon e a restante linguiça. Tape com a última fatia de pão e cubra com as fatias de queijo. Repita a operação mais 3 vezes para elaborar as restantes francesinhas. Leve-as à parte superior do forno para gratinar. Regue com o molho reservado e sirva.
Quem não conhece este famoso prato típico da minha zona?!
Mas, ainda assim não deixa de merecer atenção!
Espero que gostem, bom apetite!!!